Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Como Ler Rapidamente um Livro


Comecei a ler ontem a Bíblia, um projeto particular, não tenho interesse em discutir o texto em si, também não tenho interesse em ser religioso por causa disso. Ultimamente li alguns livros que citavam explicitamente o livro sagrado e odeio quando isso acontece sem eu ter base para aceitar ou não a verdade que está escrito. Não preciso dizer que Paulo Coelho e Dan Brown (o cara do Código da Vinci) me fizeram o favor de colocar a Bíblia em minhas mãos então.
Mas o intuito desse post, como o nome diz é Como Ler Rapidamente um Livro, andei pesquisando na internet algumas técnicas que estou testando e resolvi compartilhar aqui uma delas, let’s GO! (ops... se não terminar rápido, vou comprar os cds do Cid Moreira narrando as escrituras, assim fico calmo no trânsito paulistano).
Acredite ou não, seus olhos podem ver apenas quando estão imóveis. Quando se movem, seu movimento é rapidíssimo, feito numa velocidade além do controle consciente. Esses movimentos são praticamente iguais, quer se trate de pessoa de leitura rápida, quer se trate de leitor lento. A diferença entre os dois reside na frequência das pausas entre os movimentos: os leitores rápidos param menos freqüentemente. O exemplo abaixo realça essas diferenças ( os traços "/" assinalam as pausas):
O/olho/divide/uma/linha/impressa/em/segmentos./ (lento)
O olho divide/uma linha impressa/ em segmentos. / (rápido)
Tal como uma câmara cinematográfica, o olho retém "fotos" imóveis de cada uma das partes do texto impresso no papel. E o cérebro as interpreta como se elas compusessem um movimento contínuo. Curiosamente, nem o olho repousa sobre as palavras importantes, podendo fixar-se também sobre os espaços entre as palavras. O campo de nossa visão alcança a área imediatamente circundante ao ponto de fixação.


Para outras técnicas e dicas, acesse:
http://www.vestibular1.com.br/novidades/nov3.htm

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

Tiago disse...

Por que diabos alguém iria querer ler um livro rapidamente?

Cristiano Bonfim disse...

Vestibular, meu caro!

Postar um comentário