Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Como Harry Potter e Crepúsculo são sucessos?

São os livros para adolescentes os mais comentados dos últimos anos, primeiro Harry Potter e agora a série do Crepúsculo...

Daí vem questões, por que o sucesso tão grande? Por que nos últimos livros como esses são tão vendidos e tão apreciados, criando legiões de seguidores, tornando os escritores em rock stars?

1-Harry Potter – A saga de Harry Potter tem um elemento de marketing muito sagaz:
Os livros de JK Rowling tinham lançamentos mundiais sincronizados e grandes festas de lançamento, que levavam centenas de jovens às livrarias. Franquias de absolutamente qualquer tipo de bugiganga: meias, jogos, camisetas, pratinhos de aniversário e, é claro, os filmes da Warner Bros. Assim, o nome Harry Potter pairava no ar mesmo quando não havia novos livros sendo lançados, criando um clima de ansiedade pelo fim da história que favorecia o consumo dos livros.
A história do bruxinho da escritora bretã é realizada em terceira pessoa, de forma lúdica e rica de personagens que se enfrentam na batalha entre o bem e o mal.

2-Crepúsculo, Lua Nova, etc. – a história de amor entre humano com sobrenatural:
Os livros de Stephenie Meyer utilizam um recurso altamente eficaz, o amor proibido. Como os livros são feitos para adolescentes e principalmente com a narrativa em primeira pessoa por uma menina, tornam um sucesso extraordinário. É um livro diferente de Harry Potter por causa disso, mais especifico para teen agers femininas, como o fenômeno musical de grupos musicais que tocam músicas para adolescentes. Atualmente no Brasil temos Nx-Zero e Fresno para representar isso.

Posts Relacionados por Marcador



1 comentários:

E agora, comofaz? disse...

bem isso

Postar um comentário